...
Search
EN PT ES

O lançamento do Guia de Ruas da Maré é um marco na história do bairro pois produziu, pela primeira vez, o mapeamento cartográfico de uma área que costumava ser representada apenas como uma mancha no mapa.

O Guia de Ruas é resultado do Censo Maré, uma iniciativa da Redes de Desenvolvimento da Maré e o Observatório de Favelas, com o apoio do Instituto Pereira Passos, e foi produzido com o apoio das 16 Associações de Moradores da região e outras organizações.

O mapeamento das ruas da Maré é fundamental para o reconhecimento oficial das ruas pela Prefeitura do Rio. Com ele em mãos, será possível que os moradores reivindiquem que as ruas que ainda não tem o CEP, recebam essa referência básica cartográfica.

Como parte do Censo Maré, está sendo realizado o Censo de Empreendimentos Comerciais da Maré e, em breve, o Censo Domiciliar da Maré – ambos permitirão um amplo diagnostico local com informações preciosas sobre a população da Maré e seus empreendimentos econômicos.

“Este é um processo fundamental para guiar a elaboração de um projeto de desenvolvimento que melhore a qualidade de vida dos moradores”, disse Eliana Silva, diretora da Redes da Maré. ”O ineditismo e originalidade desse trabalho estão no fato de ser uma ação que reconhece os moradores de favelas como sujeitos de direitos, parte fundamental para o desenvolvimento de qualquer ação pública”, finalizou Eliana durante o lançamento do Guia.

Leia o encarte 

Leia o livro