...
Search
EN PT ES

FLUPP Pensa: Capítulo Dois

Por Victor Viana (victorviana@observatoriodefavelas.org.br)
Fotos: Cesar Duarte

A Festa Literária Internacional das UPPs, mais conhecida como FLUPP, teve sua primeira edição ano passado no Morro dos Prazeres e lançou novos escritores de diversos territórios do Rio de Janeiro.  Assim como no ano passado, durante os meses que antecedem a festa literária, acontece a Flupp Pensa, o jogo literário que a partir da produção de textos e trocas de experiências com outros autores seleciona os escritores que terão seus textos publicados no final do ano. Durante os encontros, os fluppenseiros – como são chamados os participantes do game – produzirão uma série de textos que passarão por uma banca avaliadora. Serão 20 encontros e no final desse processo 41 escritores escolhidos. A novidade é que esse ano serão três publicações: Um livro de poesias, um de contos/crônicas e um romance.

O primeiro encontro aconteceu no último sábado (18), no Morro dos Macacos, e contou com a presença de Marco Lucchesi, membro oficial da Academia Brasileira de Letras e o poeta mineiro, Ricardo Aleixo. Os dois falaram de suas experiências, seus primeiros contatos com a literatura e de quebra ainda recitaram poesias de suas autorias. Nesse mesmo dia também aconteceu um sarau com os escritores da Flupp Pensa de 2012.

As idades dos participantes de 2013 variam entre 16 e 60 anos, mais diversificadas que isso somente os lugares de onde essa galera veio: Cidade de Deus, São Gonçalo, Mesquita, Meier, Ipanema, Borel, entre outros. Para Écio Salles – coordenador da FLUPP em pareceria com Julio Ludemir – essa também é uma das funções da festa.  “Essa mistura é muito boa para a construção de redes. Conhecemos muitas pessoas por causa da FLUPP, um pessoal que também trabalha com literatura, mas em outros territórios. Hoje a gente conhece a turma do Uma Noite da Taverna, um evento de poesia que acontece há nove anos em São Gonçalo, o sarau Poesia de Esquina da Cidade de Deus e muitos outros. Quando você conhece outros territórios acaba aumentando seu poder de realização”, declarou Salles.

Maria Inez é moradora de Vila Vintém e participou da Flupp Pensa ano passado, aos 56 anos, mas escreve desde os nove. Seus textos até então só eram vistos pelos familiares, mas enxergou na FLUPP Pensa a oportunidade que precisava. “Foi uma realização. Eu precisava mostrar pra todo mundo o que eu escondia, e por sorte conseguir ter meu texto publicado no livro”, comentou. Foi por conta da FLUPP que Maria descobriu que sua vizinha também escrevia. As duas agora estão com a ideia de um projeto chamado “Resgatando autores anônimos”, que busca descobrir os escritores escondidos de Vila Vintém.

Além de ter levado o prêmio “Faz Diferença” do jornal O Globo, a FLUPP mobilizou nomes importantes da literatura brasileira fazendo essa arte interagir ainda mais com os moradores das favelas cariocas. Ferreira Gullar, Ariano Suassuna e Ana Maria Machado são alguns dos nomes que passaram pela FLUPP em 2012. A boa notícia é que a FLUPP volta no final desse ano e acontecerá na Vila Cruzeiro.

Encontro da Flupp Pensa do último sábado no Morro dos Macacos: Écio Salles, Marco Lucchesi, Ricardo Aleixo e Julio Ludemir
Encontro da Flupp Pensa do último sábado no Morro dos Macacos: Écio Salles, Marco Lucchesi, Ricardo Aleixo e Julio Ludemir

Novos escritores ganham visibilidade nas favelas cariocas

Não são apenas escritores anonimos que participam da FLUPP Pensa. Monique Nix, de 28 anos, também participou ano passado, escreve desde os 14 e há mais ou menos três anos sentiu a necessidade expor seus textos. Começou se apresentando no Sarau de Manguinhos, mas hoje já circula por vários outros. Resolveu participar da FLUPP para aguçar o seu lado mais técnico. “Sempre fui elogiada, mas sempre questionei até que ponto isso era verdade. Achava que as pessoas podiam estar só querendo me agradar. Os revisores da FLUPP não me conheciam, não tinham o porquê de querer me agradar, então era uma critica real mesmo. Essa critica é legal porque se o cara gosta, é porque gosta mesmo, e pô, isso fortalece”, falou a escritora.

Monique também participará da FLUPP Pensa esse ano com o mesmo objetivo de aumentar as críticas e amadurecer o seu texto. Pra ela também é muito importante estar envolvida por conta da visibilidade e dos contatos que faz com gente da mesma área. Monique já tem um livro pronto, que está em fase de revisão e deve ser lançado ainda esse ano. O livro, de ensaios, se chamará “Você está certo disso?”

O próximo encontro da Flupp Pensa será dia 25, às 17h na Cidade de Deus. O convidado será o Mc Smith. O funkeiro tem o costume de abordar em suas músicas temas como violência, valores morais e o dia a dia dos jovens da periferia.
A Flupp Pensa já começou, mas ainda é possível participar. As inscrições foram prorrogadas até o dia 30, e são feitas pelo site: http://migre.me/eGEnd

LEIA TAMBÉM!

Arte e território

O Observatório de Favelas torna pública a seleção de pessoas educadoras para o Programa Educativo do Galpão Bela Maré.

Edital

Seleção Aberta para Analista de Desenvolvimento Institucional

Confira o resultado da segunda edição do Cenas DELAS

Copyright – 2021 ©. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: MWLab Digital