...
Search
EN PT ES

Novas Configurações das Redes Criminosas após a Implantação das UPPs

Desenvolvida pelo eixo de Segurança Pública e Direito à Vida do Observatório de Favelas, a pesquisa sobre as novas configurações das redes criminosas após a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), no Rio de Janeiro, pretende oferecer subsídios para a construção de políticas e ações públicas que visem a superação da lógica da “guerra às drogas”. O estudo busca aprofundar a compreensão sobre o perfil e as práticas de jovens inseridos na rede do tráfico de drogas no varejo e as dinâmicas que afetam o campo da saúde pública.

Para alcançar os objetivos propostos foram entrevistados 150 jovens inseridos na rede do tráfico de drogas no varejo em favelas do Rio de Janeiro e 111 adolescentes no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE). Além disso, também foram ouvidos profissionais que atuam em serviços de saúde e policiais. As entrevistas foram realizadas entre maio de 2017 e abril de 2018.

Além do perfil dos jovens inseridos no tráfico de drogas, o estudo aborda aspectos como configuração familiar, trajetória escolar, experiências de trabalho, relação com as drogas e padrões de consumo, relação com os serviços de saúde, experiências de violência, motivações para o ingresso, permanência e saída da rede ilícita.

Realização: Observatório de Favelas
Apoio: Open Society Foundations

Acesse a pesquisa na íntegra aqui: https://of.org.br/wp-content/uploads/2018/07/E-BOOK_Novas-Configurações-das-Redes-Criminosas-após-implantação-das-UPPs.pdf

LEIA TAMBÉM!

Arte e território

O Observatório de Favelas torna pública a seleção de pessoas educadoras para o Programa Educativo do Galpão Bela Maré.

Edital

Seleção Aberta para Analista de Desenvolvimento Institucional

Confira o resultado da segunda edição do Cenas DELAS

Copyright – 2021 ©. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: MWLab Digital