...
Search
EN PT ES

FavelaPod

FavelaPOD #25 | “FavelaPOD Democratizar” :: Bate-papo com Lu Ain-Zaila e Elbert Agostinho
A edição #25 do FavelaPOD está no ar! No último episódio da série "FavelaPOD Democratizar" vamos falar sobre afrofuturismo, um movimento cultural e artístico que combina elementos da ficção científica, da cultura africana e afrodescendente e da reimaginação do futuro. Para este bate-papo convidamos Lu Ain-Zaila, pedagoga, escritora e pesquisadora afrofuturista, autora da "Duologia Brasil 2408" e Elbert Agostinho, PHD em Ciência, Tecnologia e Educação, professor, fundador do Observatório Carioca de Histórias em Quadrinhos e pesquisador de questões raciais, identidades e afrofuturismo.
FavelaPOD #24 | “FavelaPOD Democratizar” :: Bate-papo com Louise Freire e Andressa Franco
A edição #24 do FavelaPOD está no ar! Neste episódio da série "FavelaPOD Democratizar" vamos conversar sobre como a comunicação pode ser uma ferramenta poderosa na luta pela igualdade, justiça e na construção de uma sociedade mais inclusiva. Para este bate-papo contamos com a Louise Freire, produtora e diretora na TV Brasil e no Canal Futura e Andressa Franco, jornalista em formação pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e repórter da Revista Afirmativa, coletivo de mídia negra e agência de comunicação.
FavelaPOD #23 | “FavelaPOD Democratizar” :: Bate-papo com Bruno Lopes e Gustavo Henrique
A edição #23 do FavelaPOD está no ar! Neste episódio da série "FavelaPOD Democratizar" vamos discutir desafios e soluções para promover o acesso ao cuidado mental nas favelas e periferias, em especial para pessoas negras, que são maioria nesses territórios. Nosso convidados para esta conversa são Gustavo Henrique, psicólogo clínico pela PUC Minas, palestrante, educador social de crianças e adolescentes, membro do grupo masculinidades negras de Belo Horizonte e do centro cultural Lamparina, e Bruno Lopes, assistente social, residente em saúde mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e integrante da equipe do Censo de Atenção Psicossocial do Estado do Rio de Janeiro.
FavelaPOD #22 | "FavelaPOD Democratizar" :: Bate-papo com Humberto Baltar e Osmar Paulino
A edição #22 do FavelaPOD está no ar! Neste episódio da série "FavelaPOD Democratizar" apresentamos as experiências, desafios e triunfos de pais negros que se empenham em desconstruir estereótipos e criar laços significativos com seus filhos. Para esse debate convidamos Humberto Baltar, professor de Paternidades Pretas na pós-graduação de Crianças, Adolescentes e Famílias do Ministério Público do Rio de Janeiro, professor de Inglês Técnico na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor de Ensino Fundamental na Prefeitura do Rio de Janeiro e Osmar Paulino, geógrafo, professor de Geografia, educador popular e mestrando em Cultura e Territorialidades na UFF. É diretor criativo e curador do FAIM Festival.
FavelaPOD #21 | “FavelaPOD Democratizar” :: Bate-papo com João Saraiva e Gelson Henrique
A edição #21 do FavelaPOD está no ar! Neste episódio da série "FavelaPOD Democratizar" apresentamos os desafios e oportunidades que a juventude periférica enfrenta para ingressar no mercado de trabalho. Para esse debate convidamos João Saraiva, mestre em Relações Internacionais na linha de Desenvolvimento e Desigualdades Internacionais (PUC-MG), assessor de políticas de combate à pobreza na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e membro da movimentação de fomento e incentivo a lideranças negras Juventude Negra Política e Gelson Henrique, sociólogo e mestrando em políticas públicas, coordenador executivo na Iniciativa PIPA, que promove o desenvolvimento sustentável e inclusão social de comunidades vulneráveis no Brasil.
FavelaPOD #20 | “FavelaPOD Democratizar” :: Bate-papo com Darupü'üna Tikuna
A vigésima edição do #FavelaPOD está no ar! O primeiro episódio do "FavelaPOD Democratizar" de 2023 tem como tema o papel da arte no fortalecimento da luta indígena. Para esse diálogo convidamos Darupü'üna Tikuna, do clã de Mutum, da etnia Tikuna - uma das maiores etnias da região Amazônica, localizada nas Três Fronteiras (Peru, Colombia e Brasil). Darupü'üna é artista, Conselheira Estadual de Política Cultural do Estado de Minas Gerais na Cadeira: Culturas Indígenas, estudante de artes visuais, ativista nas causas indígenas e umas Mestras dos Saberes Tradicionais do Projeto Jardins do Sagrado (Prefeitura de Belo Horizonte).
FavelaPOD #19 | "FavelaPOD Democratizar" :: Bate-papo com Mayara Coelho e Suane Barreirinhas
A décima nona edição do #FavelaPOD está no ar! Este é o último episódio da série "FavelaPOD Democratizar", feito em parceria com o IPAD Seja Democracia. Desta vez o tema é sobre o audiovisual como ferramenta de transformação social! Desta vez, duas produtoras e roteiristas nos contam da importância de descentralizados o olhar sobre o que é cinema e também de propor caminhos para pessoas periféricas produzirem seus conteúdos em vídeo.