...
Search
EN PT ES

DEMOCRACIA COMO RESPOSTA À VIOLÊNCIA LATINO-AMERICANA

Desde a sua fundação, o Observatório de Favelas atua no campo do Direito à Vida e Segurança Pública priorizando as formas de violência que atingem os moradores dos espaços populares e, em especial, os adolescentes e jovens negros. Ao longo de nossa trajetória, temos desenvolvido estudos e metodologias buscando contribuir na construção de políticas públicas que tenham a valorização da vida como um princípio fundamental. Nessa perspectiva, desde 2007 desenvolvemos um Programa dedicado a redução da violência letal contra adolescentes e jovens no Brasil.

Considerando que este é um tema central para América Latina – uma vez que a região concentra altos índices de homicídios – faz-se necessário investir em esforços de articulação e reflexão conjunta com outras organizações da região.

Com esse objetivo, no ano de 2016, estamos desenvolvendo, com o apoio da Open Society Foundation, o projeto “Democracia como resposta à violência latino-americana”.Este projeto busca sistematizar, analisar e difundir conceitos e metodologias que tenham potencial para contribuir no enfrentamento das altas taxas de homicídio nos países da América Latina. Para este fim, estamos realizando um mapeamento de experiências de organizações da sociedade civil da América Latina que desenvolvam ações de mobilização ou campanhas com foco na redução da violência e no direito à vida.

A partir deste estudo, o projeto pretende promover a articulação e o intercâmbio metodológico entre políticas públicas voltadas para a redução da violência letal e experiências de mobilização da sociedade civil em torno da valorização da vida.