...
Search
EN PT ES

NOVOS SABERES

Curso preparatório para a entrada de graduados de origem popular em mestrados e doutorados acadêmicos, nas áreas de ciências humanas.

O projeto — uma parceria do Observatório de Favelas com a Redes de Desenvolvimento da Maré — tem entre os seus principais objetivos 1) qualificar intelectuais comprometidos com a busca por um ideal de cidade mais justo e, portanto, prontos a formular novas perguntas que abram caminho para novas perspectivas sobre questões sociais e urbanas; e 2) contribuir para ampliar a multiplicidade dos perfis socioeconômicos e raciais de estudantes matriculados nos programas de pós-graduação stricto sensu de universidades brasileiras.

Durante a formação, cujas aulas acontecem nas sedes do Observatório de Favelas e da Redes da Maré, são ministrados conteúdos sobre metodologia de pesquisa, produção de texto acadêmico e língua estrangeira instrumental (conhecimentos geralmente exigidos como pré-requisitos para o acesso a programas de mestrado e doutorado).

O projeto conta ainda com uma rede de colaboradores — composta de mestrandos, doutorandos e professores universitários –, que auxilia na orientação e construção dos projetos de pesquisa dos alunos.

As duas organizações responsáveis pelo curso também pretendem inaugurar uma biblioteca que, além de atender a demanda dos estudantes, deve se tornar referência no que diz respeito à bibliografia de temas sociais e urbanos.