...
Search
EN PT ES

RIO EM REDE

Considerando a riqueza de expressões estéticas e formas significativas de vivenciar o cotidiano nas favelas cariocas, o Observatório de Favelas, em parceria com o Instituto Avon, iniciou em dezembro de 2012, o projeto Rio em Rede que, ao longo de seis meses, levará sessões de cinema, oficinas de sensibilização, shows e apresentações culturais aos 300 mil moradores de cinco favelas do Rio de Janeiro: Cidade de Deus, Rocinha, Complexo da Penha, Maré e Jardim Gramacho (em Duque de Caxias).

O projeto conta com uma vasta programação cultural: 124 sessões gratuitas do Cine Tela Brasil(algumas já realizadas); quatro shows do grupo O Teatro Mágico; financiamento de 20 bolsas no valor de R$ 400,00 mensais (durante seis meses) para os artistas inscritos no projeto Solos Culturais, na Favela da Maré, que irão realizar intervenções culturais em sua localidade para fortalecer a participação das cinco comunidades na programação da Arena Carioca Dicró, através do programa Sextas da Casa, voltado para artistas, criadores e produtores culturais da Zona da Leopoldina. Articuladores locais são os responsáveis pela viabilização das atividades.

Paralelamente às atividades culturais, o Rio em Rede desenvolve ações de enfrentamento à violência doméstica por meio de atividades educativas e culturais. Uma delas é o edital “Fundo Fale sem Medo” que inclui ações preventivas à violência contra a mulher, tais como seminários, desenvolvimento de cartilhas, fotonovelas, radionovelas e vídeos educativos que abordem a violência de gênero. O projeto prevê também uma pesquisa sobre as conexões possíveis entre o campo da cultura e o da prevenção à violência, realizada pelo Observatório de Favelas, com o objetivo de subsidiar políticas públicas sobre o tema.

A sensibilização e a formação de lideranças capacitadas para dar prosseguimento ao processo de ressignificação de valores nestas comunidades acontecerão por meio de oficinas coordenadas pelo Instituto Noos. Nestas oficinas, serão trabalhados vários materiais, entre eles os produzidos pelo Instituto Avon para gerar informação e conscientização, como a fotonovela Futuros Possíveis, uma cartilha sobre violência intrafamiliar, pesquisas e o DVD Seminário Não Violência Doméstica. Estes materiais são parte da ação do Instituto Avon relacionada à campanha Fale sem Medo que, desde 2008, arrecada fundos e patrocina projetos e materiais voltados para o combate da violência doméstica. Já foram direcionados mais de R$ 3,7 milhões para a causa no Brasil.