...
Search
EN PT ES

Sistematização de experiências de prevenção à violência contra jovens de espaços populares

A publicação, lançada em 2009, com o apoio do Ministério da Educação, reuniu oito experiências de projetos relacionados ao tema da violência contra jovens moradores de espaços populares. Foram selecionados trabalhos de instituições da sociedade civil que atuam no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

A proposta constituiu em apresentar essas experiências, suas metodologias, formas de abordagem, além de suas visões e desafios para o enfretamento aos problemas acerca dos quais elas se debruçam. A intenção é que esses aprendizados sirvam de base para o desenvolvimento de projetos sociais e que contribuam para a formulação de políticas públicas voltadas para a juventude moradora destes espaços.

A sistematização de experiências de prevenção à violência contra jovens de espaços populares foi composta por dados coletados em cada uma das organizações por meio de entrevistas individuais e coletivas, análise de documentos produzidos a partir de um roteiro que buscou responder a duas perguntas norteadoras:

– Como as experiências contribuem para a prevenção à violência contra jovens de espaços populares?

– Que recomendações geram para a formulação de políticas públicas e/ou programas sociais?

A base de intervenção destas experiências foi o elemento central na seleção e identificação, mais do que sua escala de atuação. A partir desse elemento norteador buscou-se identificar aprendizados distintos, com campos de abordagens singulares em contextos específicos. Experiências voltadas para a juventude, que têm em comum os espaços populares, mas usam diferentes formas de abordagem e metodologia em torno dos temas que envolvem a violência contra jovens.

Organizações e experiências:

Recife
Movimento Cultural Boca do Lixo
GAJOP – Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares

Rio de Janeiro
Nós do Morro
CUFA – Central Única das Favelas
Afroreggae
Observatório de Favelas

São Paulo
CEDECA Sapopembra
Instituto Sou da Paz