...
Search
EN PT ES

Colabore com o Notícias & Análises 2022

O Observatório de Favelas do Rio de Janeiro torna pública a seleção, ao longo do ano de 2022, de dez comunicadores populares de todo o Brasil para produção de reportagem  sobre a atuação de pessoas/coletivos/organizações em seus territórios. As reportagens serão publicadas no Notícias & Análises – Boletim Mensal do Observatório de Favelas.

As reportagens devem levar em conta a multiplicidade de demandas políticas, manifestações culturais e processos de produção subjetiva encontrados em favelas e periferias. Destacando assim a diversidade, resiliência, inventividade e potências presentes nestes territórios e na vida de seus moradores.

Objetivos

A partir do Paradigma da Potência, este edital pretende  ampliar e fortalecer narrativas sobre as favelas e periferias com potencial de romper com os estereótipos socialmente construídos sobre esses territórios e seus/suas moradores/as.

Nosso objetivo é intervir na disputa pela construção de novos imaginários sobre a cidade/ país, contribuindo para ampliação dos repertórios de representação, por meio dos quais as favelas e periferias são concebidos em diferentes âmbitos da vida social.

Condição

Cada pessoa comunicadora selecionada receberá R$ 700 (setecentos reais) para a produção da reportagem, mediante emissão de Nota Fiscal e assinatura de documento de cessão de direitos autorais da reportagem. A pessoa selecionada participará de 03 encontros com parte da equipe de Comunicação Institucional do Observatório de Favelas para: encontro 1 – finalização da pauta e cronograma de execução; encontro 2 – acompanhamento e possíveis ajustes; encontro 3 – retorno da edição final. 

Ao fim do percurso, a pessoa comunicadora deverá entregar uma reportagem (de no mínimo duas laudas) + 2 ou 3  imagens para compor a reportagem + 1 vídeo curto contando sobre o processo de produção da reportagem para divulgação nas redes sociais do Observatório de Favelas.

As reportagens devem contar histórias outras sobre territórios populares e seus moradores, compartilhando memórias e saberes. Devem unir pesquisa e dados sobre o tema abordado, com entrevistas com especialistas e personagens. 

 

Critérios de Seleção

As pautas serão selecionadas com base nos seguintes critérios:

  1. Alinhamento com os conceitos elaborados pelo Observatório de Favelas;
  2. Diversidade de região, gênero, raça e sexualidade;
  3. Viabilidade de execução;
  4. Criatividade e ineditismo;

Cronograma

O presente Edital estará aberto para inscrição entre os meses de março e novembro de 2022 ou até completar as dez pautas selecionadas para o período. As pessoas selecionadas serão informadas por e-mail.

Formulário

Para enviar sua sugestão, preencha esse formulário. Esse é o único canal pelo qual receberemos esse tipo de sugestão. Pautas enviadas por email serão desconsideradas.

Essa iniciativa foi inspirada na Azmina e Núcleo Jornalismo

LEIA TAMBÉM!

Direito a vida e segurança publica

RESULTADO – Seleção de Coordenação de Projeto na área de segurança pública

Comunicação

Hotmart e Observatório de Favelas oferecem formação gratuita em áreas ligadas à Creator Economy para jovens das periferias de Belo Horizonte

Edital

Seleção de Assistente Administrativo para a área Administrativa-Financeira do Observatório de Favelas

Copyright – 2021 ©. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: MWLab Digital