...
Search
EN PT ES

ESPOCC – Escola Popular de Comunicação Crítica

Criada em 2005, a Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC) oferece a jovens e adultos, preferencialmente moradores de favelas e espaços populares do Rio de Janeiro, acesso a diferentes linguagens, conceitos e técnicas da área de comunicação. Seu objetivo é formar comunicadores, prepará-los para a inserção no mercado de trabalho e contribuir para que eles exerçam sua cidadania de forma plena. A ESPOCC promove, em parceria com a UFRJ e patrocínio do Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras, o primeiro curso de Publicidade Afirmativa no Brasil. Mais do que visar o lucro e o consumo, a Publicidade Afirmativa promove valores de sociabilidade, a cultura e o empreendedorismo comunitário e socioambiental.

Em 2012 o curso deu origem a uma agência, a Diálogos, que hoje trabalha em projetos de publicidade e audiovisual, desenvolvidos por alunos, ex-alunos, técnicos, professores e parceiros da Espocc. A Diálogos dá conta de produtos, serviços e projetos que contribuam com: o desenvolvimento territorial , a produção cultural das periferias e as causas e negócios sociais, ambientais e comunitários. Sua missão é ajudar a produzir novas representações dos espaços populares, por uma cidade integrada e justa. São, em média, 90 jovens de vários lugares do Rio de Janeiro, aprendendo, criando e trocando conhecimentos nas habilitações de Audiovisual e Cultura Digital.

No ano de 2013, as duas turmas da ESPOCC realizaram como projeto de conclusão de curso a Campanha Juventude Marcada para Viver (#JMV) pela redução da violência letal contra jovens negros. A iniciativa quer chamar a atenção da sociedade e do Estado para a necessidade de ações que reduzam a quantidade de homicídios, em especial entre jovens negros. Para a campanha, a ESPOCC contou com a parceria do Meu Rio e da ICCO.

Em 2014, a ESPOCC iniciou uma nova atividade, o Diálogos ESPOCC, que é um encontro mensal organizado pela ESPOCC com duração de três horas que reúne pensadores, inventivos, criativos e acadêmicos, figuras contundentes e inspiradoras para dialogar e debater suas ideias, questionamentos e produções com os participantes do projeto e público externo. Atualmente, a ESPOCC é realizada somente na Maré – Rio de Janeiro – RJ, mas já foi realizada em Nova Iguaçu – RJ e Vitória – ES.

No ano de 2015, as duas turmas da ESPOCC realizaram como projeto de conclusão de curso a plataforma digital OnLAJE. Um espaço com narrativas dos alunos, comunicadores oriundos de territórios populares. Seu conteúdo é composto por trabalhos com foco no Audiovisual, Publicidade Afirmativa, informação, fotografia e texto.

Já em 2016, as turmas realizaram como projeto de conclusão de curso a Campanha Favela 3D – Disposição, Diversidade e Direitos O trabalho de conclusão de curso (TCC) referente ao ano II, é o Favela 3D – Disposição, Diversidade e Direitos. Com a intenção de disputar o imaginário popular mostrando a favela como local de potência e favelados e faveladas como protagonistas da cidade, ampliando a perspectiva desses espaços, revelando a realidade para “muito além do que se vê”.