...
Search
EN PT ES

MOVIMENTO DOWN

O Movimento Down,  lançada em 2012, conjuga informações e ações para as pessoas com síndrome de Down para apoiá-las a desenvolver seu potencial e incluí-las em todos os espaços da sociedade. Com a colaboração de uma vasta rede de consultores, entre profissionais, especialistas, ativistas, familiares e pessoas com síndrome de Down, oferecemos conteúdo qualificado e promovemos o debate de questões relacionadas à síndrome.

A principal plataforma de ação, patrocinada pela Petrobras, é o Portal www.movimentodown.org.br, que traz informações e disponibiliza conteúdos sobre saúde, educação, desenvolvimento e direitos, entre outros temas. Desde o seu lançamento, o portal já recebeu mais de 500 mil visitas, sendo o mais acessado do país sobre o tema. O Movimento Down também tem presença marcante nas redes sociais, sua página do Facebook tem atualmente mais de 100 mil seguidores e mantém um alcance semanal superior a seis milhões.

Além dos conteúdos virtuais, produzimos publicações e recursos de apoio, tais como o guia “Três Vivas para o Bebê!”, cartilha de acolhimento para famílias de recém-nascidos com síndrome de Down, e o “Guia de Estimulação Para Bebês com Síndrome de Down”.

Entre outras ações, participamos do desenvolvimento do projeto “TO Brincando”. Patrocinado pelos Correios, o projeto envolve o uso de brinquedos e brincadeiras para o favorecimento da aprendizagem de crianças com síndrome de Down e outras deficiências. Realizado em parceria com a Faculdade de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), o projeto também conta com uma brinquedoteca, que abriga o Centro de Referência em Tecnologia Assistiva e concentra ações de experimentação coordenadas por uma equipe multidisciplinar.

Além de produzir e disponibilizar gratuitamente informações de qualidade sobre a síndrome de Down e se firmar como um espaço de acolhimento e interação entre familiares, profissionais e pessoas com a síndrome, o Movimento Down também tem papel ativo no fomento de políticas públicas inclusivas.

Clique aqui e saiba mais sobre todos os projetos do Movimento Down.

Movimento Down no Facebook