...
Search
EN PT ES

Agência de Narrativas Periféricas – NARRA

A Agência de Narrativas Periféricas – NARRA nasce no Observatório de Favelas como uma agência-escola de produção de comunicação afirmativa e amplificação de narrativas inovadoras, que ultrapassem os limites do jornalismo habitual, e que possam abrir caminhos para produções investigativas baseadas em dados, com responsabilidade, diversidade, inclusão e dinamismo.

A NARRA é voltada à formação de jovens oriundos de favelas e periferias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A turma é formada por jovens de 18 a 24 anos, majoritariamente do gênero feminino e autodeclarados pretos. O projeto é uma parceria do Observatório de Favelas com o data_labe. O objetivo da NARRA é oferecer formação a jovens periféricos, geralmente privados de oportunidades, de forma que possam ter acesso a ferramentas de comunicação que potencializam suas narrativas e favorecem seu ingresso no mercado do jornalismo.

Em 2019, os principais produtos do projeto foram: Exposição Becos, Vielas, Favelas, na Galeria 535, Plano de Comunicação e briefing de peças para o Fórum Basta de Violência, Reportagem Como familiares e amigos preservam a memória de jovens vítimas de homicídio do Rio, publicada no HuffPost Brasil, Reportagem Máquina de Moer Preto, publicada em The Intercept Brasil, Revista em Quadrinhos Memórias. (2018 – 2019)