...
Search
EN PT ES

FavelaPOD #02 – Bate – papo com Conselheiros Tutelares CRIAs da Maré

Está no ar o segundo episódio do FavelaPOD, o podcast do Observatório de Favelas! Inspirado no boletim “Violências contra crianças, adolescentes e jovens da Maré na pandemia”, o tema desta edição é a atuação dos Conselheiros Tutelares responsáveis pela região que abrange a Maré.

O Boletim apresenta os primeiros resultados da pesquisa de breve diagnóstico realizada pelo Observatório de Favelas no âmbito do projeto “CRIAndo Rede: proteção à vida de crianças e adolescentes na Maré” e já aponta a importância do trabalho realizado pelos conselheiros – todos CRIA da Maré – nos avanços na rede de proteção às crianças e adolescentes do território. 

Com apresentação da comunicadora Quitta Pinheiro, o episódio “Bate-papo com conselheiros CRIAs da Maré” recebe como convidados Carlos Marra, Daniel Remilik, e Zanza. Eleitos no fim do ano passado, o trio – ao lado de Rosimere e Jader – compõe o grupo de conselheiros responsáveis pela Maré, Bonsucesso, Cidade Universitária e Manguinhos. Todos “nascidos e criados” na Maré.

Em seu segundo mandato como conselheira, Zanza reforça a importância para a atuação do Conselho Tutelar ter uma composição de todos os conselheiros crias da Maré. “Desmistifica o olhar da comunidade sobre o conselho, sobre o órgão. Nós circulamos, nós residimos, nós temos vida social dentro desses espaços. Estar no conselho pertencendo a esse território – sendo a Maré o maior número populacional da nossa área de abrangência – facilita demais”, afirma. 

CRIAndo Rede

Em meio ao contexto da pandemia, o UNICEF, em parceria com as organizações da sociedade civil Luta pela Paz, Redes da Maré e Observatório de Favelas, se uniram para desenvolver o projeto CRIAndo Rede: proteção à vida de crianças e adolescentes na Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é fortalecer a rede de proteção social e políticas públicas com foco em crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade no território, bem como suas famílias.

Realizado pelo Observatório de Favelas, no contexto do CRIAndo Rede, o boletim “Violências contra crianças, adolescentes e jovens da Maré na pandemia” procurou produzir subsídios para ações de prevenção da violência e para o fortalecimento da rede de garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens. Um esforço para construir diagnóstico breve das violências que atingem estes públicos no conjunto de favelas da Maré, bem como sobre o modo pelo qual a rede de proteção e garantia de direitos pode colaborar para a prevenção desses casos.

SERVIÇO
– FavelaPOD #2
Acesse
Anchor – https://bityli.com/defavelasanchor
Spotify – https://bityli.com/spotifydefavelas
Apple Podcasts – https://bityli.com/itunesdefavelas
Deezer – https://bityli.com/DeezerFavelaPOD

Edição – Raphael Carlão
Trilha Sonora – Rodrigo Maré

– Lançamento do Boletim  “Violências contra crianças, adolescentes e jovens da Maré na pandemia”
Acesse em https://bityli.com/BoletimCRIAndoRede

Realização; Observatório de Favelas
Parcerias; Unicef, Luta pela Paz e Redes da Maré

LEIA TAMBÉM!

Arte e território

O Observatório de Favelas torna pública a seleção de pessoas educadoras para o Programa Educativo do Galpão Bela Maré.

Edital

Seleção Aberta para Analista de Desenvolvimento Institucional

Confira o resultado da segunda edição do Cenas DELAS

Copyright – 2021 ©. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: MWLab Digital