...
Search
EN PT ES

Observatório de Favelas lança projeto de resgate de memória no Conjunto de Favelas da Penha

Escadaria entre Morro do Sereno e da Caixa D’água está sendo revitalizada com intervenção artística a partir de histórias locais

O Observatório de Favelas promove, em parceria com o Projeto Cultural Arte Transformadora, o projeto “Escadaria das artes: memórias e identidades do Conjunto de Favelas da Penha”. A iniciativa é uma intervenção urbana coletiva e permanente no “Escadão do  Sereno”, escadaria que dá acesso aos morros do Sereno e Caixa D’Água, localizada no Conjunto de Favelas da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro.

 A concepção artística do projeto foi construída através de um ciclo de trocas entre as/os artistas Loo Stavale, Thalles Olgador e Thiago Ortiz,  com mediação de Stéphane Marçal e Jean Carlos Azuos, respectivamente educadora e curador do Galpão Bela Maré, e moradoras/es, sobre memórias que ajudam a contar a história do território e das pessoas que ali vivem. 

De acordo com Rebeca Brandão, coordenadora do projeto, a proposta é promover o resgate da memória que os moradores desse território têm sobre a escadaria, que durante muito foi um espaço apenas de divisão entre o Morro do Sereno e o Morro da Caixa D`Água. 

“As imagens que estão ilustrando os degraus, foram construídas a partir de conversas com os moradores e seus registros de memórias. Por exemplo, durante muito tempo os moradores precisavam descer a escadaria, que ainda não era cimentada, para pegar água no bicão e depois subir para abastecer suas casas e isso apareceu muito em cada história. Começamos a intervenção a partir do signo da água, a imagem de uma cachoeira colorida. Outros símbolos religiosos também aparecem nas histórias e farão parte da ação artística e visual. Ao final vamos compor um muro com o nome dos moradores antigos e mais novos. A ideia é que os próprios moradores marquem seus nomes registrando que esta é uma intervenção do território para o território.” –  adianta Rebeca.

Além da intervenção artística na escadaria, também será realizada uma oficina para 50 crianças dos territórios, a partir da articulação local do projeto Arte Transformadora. As ações são acompanhadas ainda pela equipe da produtora Camisa Preta, que está produzindo um documentário sobre o processo.

Escadaria das Artes: memórias e identidades do Conjunto de Favelas da Penha é uma realização do Observatório de Favelas co-realizada com a instituição Arte Transformadora, com apoio de Marajá Tintas e incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Rua Cultural RJ.

LEIA TAMBÉM!

Arte e território

Seleção Assistente de Comunicação Galpão Bela Maré | Vaga Temporária

Arte e território

Inscrições Abertas para o Lab Dicró 2023

Arte e território

Seleção aberta para Assessoria de Comunicação na Arena Carioca Dicró

Copyright – 2021 ©. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: MWLab Digital