...
Search
EN PT ES

Fórum Popular de Segurança Pública é lançado no Rio de Janeiro

Por Ramon Vellasco (ramon@observatoriodefavelas.org.br)

Foto: Ramon Vellasco

Rio de Janeiro – Na quarta-feira, 29, aconteceu o evento de lançamento do Fórum Popular de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Participaram do evento diversas organizações da sociedade civil, movimentos de favelas e periferias  e familiares de vítimas de violência de Estado. Thais Gomes, coordenadora do Programa de Direito à Vida e Segurança Pública do Observatório de Favelas, esteve presente como representante da instituição.

O Fórum é resultado de uma articulação de movimentos sociais de favelas, movimentos de familiares de vítimas de violência do Estado, organizações da sociedade civil, universidades, ativistas e outros sujeitos coletivos que desejam fortalecer um espaço público para construção de um debate sobre outra concepção de segurança pública, que possibilite o direito ao bem viver. 

Foto: Ramon Vellasco

O Fórum surgiu da necessidade de pensarmos a questão da segurança pública para além das respostas imediatas, que a barbárie cotidiana nos obriga a construir. Aqui temos pensado não só numa outra perspectiva de segurança pública, mas também de sociedade.” – destaca Thais Gomes.

O Fórum Popular de Segurança Pública está dividido em três eixos: mobilização e formação, incidência política e produção de conhecimento.

Acontecimentos como as chacinas ocorridas na Vila Cruzeiro e no Jacarezinho, foram alguns dos casos recentes citados durante o debate, apontando a urgência de novos horizontes para a construção de políticas de segurança pública, fundamentadas nas necessidades apresentadas pelo povo preto e periférico, com destaque, à garantia da vida como princípio fundamental.

Durante o encontro foi realizado um jogral em homenagem às vítimas de  violência policial, com seus nomes sendo anunciados seguidos por um coro coletivo gritando “presente”. Fazendo lembrar que a luta e a memória de suas vidas seguem vivas: 

Foto: Ramon Vellasco

Aureo Neves Filho, Cristiane Flores, Eduardo Neves, Jeremias Moraes da Silva, Johnatha de Oliveira Lima, Josenildo dos Santos, Leandro Neves, Leandro Silva David, Maicon de Souza Silva, Marcos Miranda, Maxwil de Souza dos Santos, Michel Antonio de Oliveira da Silva, Moisés Mendes Santana, Oldemar Pablo Escola de Faria, Bruno Soares de Souza, Rosana Lima, Thiago da Costa Correia da Silva, Hanry Silva Gomes Siqueira, Leone Luiz Serpa Fonseca, Lorran de Oliveira Gomes, Bráulio Luiz Paixão dos Santos e Flávio Luiz Paixão dos Santos, Pablo Henrique da Silva Rangel, Douglas Alves Tavares, Caio Eduardo Arouca, João Roberto Amorim Soares, Fabrício dos Santos, Jonath Dalber Matos Alves, Juliano Rodrigues de Lima Nascimento, Hugo Leonardo dos Santos Silva, Lucas de Azevedo Albino, Antonio Carlos da Silva, Felipe dos Santos, Rafael Paulino, Ágatha Félix.

Após a homenagem, houve a apresentação do documentário “Descontrole: o Ministério Pùblico no Centro das Atenções”, lançado pela Anistia Internacional Brasil, e apresentação da artista Preta QueenB Rull.  

Organizações que compõem o Fórum: IDMJR, IDPN, Rede de Comunidades e Movimento contra a Violência, Raízes em Movimento, Frente Estadual pelo Desencarceramento RJ, Iser, Fase RJ, Justiça Global, Observatório de Favelas, Najup, Mídia 1508, Geni/UFF, PPCis/UERJ, Iri/PUC, Educafro, Fórum Social de Manguinhos, Casa Fluminense, Redes da Maré, Blogueiras Negras, Criola, Fala Akari, Movimentos, Fogo Cruzado, Movimenta Caxias, Coletivo Papo Reto, MST e ativistas de direitos humanos.

LEIA TAMBÉM!

Arte e território

Observatório de Favelas realiza formação gratuita de gestores culturais na Baixada Fluminense

Direito a vida e segurança publica

Observatório de Favelas lança estudo sobre violência política

Direito a vida e segurança publica

Observatório de Favelas lança cartilha informativa sobre promoção dos direitos das mulheres

Copyright – 2021 ©. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: MWLab Digital