...
Search
EN PT ES

Observatório de Favelas lança cartilha informativa sobre promoção dos direitos das mulheres

Rio de Janeiro – Neste sábado, 30, acontece a ação de lançamento da cartilha “Mantenha-se viva”, com distribuição gratuita do material a partir das 9h da manhã na Feira da Teixeira Ribeiro, na Maré. A cartilha é resultado do ciclo formativo Entre elas – ativistas periféricas em rede, promovido pelo Programa de Direito à Vida e Segurança Pública do Observatório de Favelas, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento de iniciativas de defesa de direitos protagonizadas por mulheres (cis e trans) em favelas e periferias. O material foi produzido coletivamente pelas participantes da formação e busca colaborar com estratégias voltadas para a garantia do acesso aos direitos de mulheres em seus territórios. E também está disponível online em https://curt.link/mantenhaseviva

A cartilha “Mantenha-se viva” foi construída para democratizar práticas territoriais que contribuam para a valorização da vida das mulheres. Foram incluídas sugestões de práticas sociais territoriais – como rodas de conversa, oficinas e redes de apoio – que podem ser difundidas por lideranças locais. O material também traz dicas de proteção, acesso a equipamentos públicos, orientações sobre serviços de saúde da mulher, direitos sexuais e reprodutivos e serviços, como retificação do registro civil para mulheres trans. 

Além do papel formativo do segundo ciclo “Entre elas”, os encontros também possibilitaram a articulação e o intercâmbio entre mulheres ativistas que atuam em favelas e periferias da região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo Thais Gomes, coordenadora executiva do Programa Direito à vida e Segurança Pública do Observatório de Favelas, este espaço diverso permitiu a construção coletiva da cartilha:

“Esse é um material em que a gente condensa práticas territoriais elaboradas por essas mulheres, e que acreditamos que contribuam para manutenção da vida delas e de outras mulheres nos seus territórios”, explica.

A ação de lançamento e distribuição, durante a feira que acontece aos sábados na rua Teixeira Ribeiro, no Parque Maré, foi uma escolha das alunas para ajudar a difundir o material no território onde ele foi construído. Mas não se limitará a Maré: 

“Embora tenhamos feito a escolha de lançar o material numa ação corpo a corpo na feira da Teixeira Ribeiro, as cartilhas serão repartidas entre as alunas para que elas possam distribuir também nos seus territórios de moradia”, finaliza a coordenadora. 

Sobre o Entre Elas

O Entre ELAS: ativistas periféricas em rede é uma estratégia formativa e de articulação, promovida pelo Observatório de Favelas, a partir do Programa  de Direito à Vida e Segurança Pública, e com apoio da Open Society Foundations que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento de iniciativas de defesa de direitos protagonizadas por mulheres (cis e trans) em favelas e periferias. 

Sobre o Observatório de Favelas

O Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, com atuação nacional. Dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. Fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, tem como missão construir experiências que contribuam para a superação das desigualdades e o fortalecimento da democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Atualmente, desenvolve programas e projetos em cinco áreas: Arte e Território, Comunicação, Direito à Vida e Segurança Pública, Educação e Políticas Urbanas.

LEIA TAMBÉM!

Arte e território

Observatório de Favelas realiza formação gratuita de gestores culturais na Baixada Fluminense

Direito a vida e segurança publica

Observatório de Favelas lança estudo sobre violência política

Direito a vida e segurança publica

Organizações da Maré recebem relatora da Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Copyright – 2021 ©. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: MWLab Digital