...
Search
EN PT ES

Observatório de Favelas realiza formação gratuita de gestores culturais na Baixada Fluminense

Pessoas interessadas podem se inscrever até dia o 29 de abril e os participantes receberão bolsa auxílio e certificado de extensão pela UNIRIO.

Rio de Janeiro – Estão abertas as inscrições para a terceira edição do curso “Engenharia Cultural: Como práticas de gestão podem impactar territórios?”, desta vez com foco na Baixada Fluminense. O curso gratuito é voltado para pessoas oriundas/os e/ou atuantes nos municípios da Baixada Fluminense e as inscrições podem ser realizadas através deste link até o dia 29/04. As aulas terão início no dia 13/05, em formato híbrido, no Complexo Cultural Mário Marques, em Nova Iguaçu. A formação é uma iniciativa do Observatório de Favelas em parceria com o Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.  

O curso é voltado para pessoas moradoras ou atuantes em projetos culturais realizados em nos municípios da Baixada Fluminense, gestores e produtores culturais com pelo menos 2 anos de atuação e projetos em andamento, estudantes de Produção Cultural, cursos afins,classe artística,indivíduos, coletivos e instituições relacionadas às artes de maneira geral e instituições, coletivos e grupos atuantes no campo cultural. Ao final do curso, as pessoas participantes que tiverem concluído mais de 75% das atividades receberão o certificado de extensão pela UNIRIO.

Esta é a terceira edição do curso “Engenharia Cultural – Como práticas de gestão podem impactar territórios?”, porém é a primeira vez que a formação será realizada na Baixada Fluminense, território da região metropolitana do Rio, com amplo potencial de produção cultural. O objetivo é fortalecer as práticas dos multiplicadores culturais da região.

“Estamos na terceira edição do nosso curso e é uma alegria enorme estarmos chegando com ele na Baixada Fluminense, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e com a Casa de Cultura de Nova Iguaçu e, como sempre, caminhando de mãos dadas com o curso de Bacharelado em Engenharia de Produção com ênfase em cultura da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Este ano estamos com uma novidade e tanto: 15 das 20 pessoas participantes receberão bolsa auxílio de R$ 400 para participarem da formação e todo o grupo será certificado pela UNIRIO, uma vez que a jornada é formalizada como curso de extensão da Universidade”, explica Isabela Souza, diretora do Observatório de Favelas.

O Cultura de Periferias é apresentado pelo Ministério da Cultura e Observatório de Favelas . Tem patrocínio do Instituto Cultural Vale Itaú Unibanco Mercado Livre White Martins, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem Apoio: Casa de Cultura, SMC Nova Iguaçu e Prefeitura de Nova Iguaçu. Conta com Parceria: UNIRIO Realização: Observatório de Favelas, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre o Observatório de Favelas

O Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, com atuação nacional. Dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. Fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, tem como missão construir experiências que contribuam para a superação das desigualdades e o fortalecimento da democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Atualmente, desenvolve programas e projetos em cinco áreas: Arte e Território, Comunicação, Direito à Vida e Segurança Pública, Educação e Políticas Urbanas.

Informações do Curso:

– Data: 13/05 – 30/09/24

– Frequência: Semanal – segundas e sábados em formato híbrido.

– Horário: 10h – 13h

– Local: Complexo Cultural Mário Marques \ Teatro Silvio Monteiro – Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro, Nova Iguaçu – RJ, 26255-060

LEIA TAMBÉM!

Direito a vida e segurança publica

Observatório de Favelas lança estudo sobre violência política

Direito a vida e segurança publica

Observatório de Favelas lança cartilha informativa sobre promoção dos direitos das mulheres

Direito a vida e segurança publica

Organizações da Maré recebem relatora da Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Copyright – 2021 ©. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: MWLab Digital